BLOG GERANDO DEMANDA
6dez/121

Dicas de Memorizacao na leitura de um livro – parte 2

 

PAGUE PELA DISTRAÇÃO. TÉCNICA DO UM REAL.


Aqui no Brasil a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas cidades só pegou porque passamos a ser multados pelo não uso dele.

Tire proveito dessa tática para se dar bem na vida. Comente com alguém próximo a você, como um familiar, cônjuge, chefe ou amigo, sobre as novidades que está aprendendo ou implementando em sua vida e peça a essa pessoa para que a cada vez que você se “distrair” e fizer o que não era para fazer ou até mesmo repetir algum comportamento que está mudando, essa pessoa te cobre um R$1,00, por essa bobeada. Ou seja, cada “distração” te custará uma graninha.

Desse modo, você perceberá que nunca foi tão fácil – e barato – aprender ou mudar algo em sua vida.

Apaixonei-me pelo poder desta técnica desde que a conheci: funciona mesmo.

ANOTE SEUS PROGRESSOS


Chegou a hora de utilizar seu bloquinho de notas mencionado no item sobre as anotações diárias sobre os seus aprendizados.

Sempre que perceber uma nova vitória, uma nova conquista, anote em seu bloquinho. A cada vitória anotada, comente com quem está junto naquele momento, desejando seu sucesso e utilize esse bloquinho para ser um motivador extra do seu sucesso.

COMEMORE CADA PROGRESSO


Uma tática muito utilizada pelas pessoas de sucesso é a comemoração de cada pequena vitória. Por exemplo: coma um pastel na feira (apenas um, por favor) ou vá ver um filme no cinema, a cada vez que anotar uma vitória em seu bloquinho.

PRODUZA ÁUDIO-LIVROS


Qualquer carro meu sempre teve um tocador de música. Tão importante quanto o ar condicionado ou a economia de combustível, poder ouvir áudios enquanto dirijo até um cliente ou uma palestra faz toda a diferença.

No seu computador existe um programa que grava sua voz. Se for dono de um notebook o microfone já vem embutido na máquina, se for um computador de mesa compre um fone de cabeça que vem com um microfone ou um microfonezinho avulso que custa menos de R$20,00 nas lojas de eletrônicos.

Leia e grave um capítulo por dia. Ao final da gravação de todo o livro, você junta todos os capítulos (arquivos MP3) e grava num CD.

Esse método é fantástico e você vai ter lido e ouvido (quantas vezes quiser, inclusive) aquele livro predileto.

Essa técnica também é boa para conseguirmos compreender melhor livros ou textos que nunca acabamos de ler, como a Bíblia ou qualquer outro texto.
Essa dica é magnífica porque serve para todos: Aqueles que pegam trânsito para irem trabalhar em seus carros, aqueles que vão de ônibus ou metrô, os que fazem caminhadas ou andam de bicicleta, qualquer um em qualquer lugar pode ouvir o áudio em seus aparelhos de MP3 ou celulares.

TENHA PAIXÃO POR APRENDER


A dica acima é fantástica, infalível e será milhares de vezes potencializada se você tiver um desejo ardente por aprender. Só há uma maneira de desenvolver essa paixão: começando pelo passo número 1 deste artigo.

Pegue um livro e comece a leitura. Quem sabe aquele que você comprou e está parado numa estante de sua casa.

Os estudiosos tradicionais do cérebro dizem que a gente aprende por repetição e velocidade. Os novos estudiosos da neurociência dizem que também aprendemos observando os nossos erros durante o aprendizado.

A boa notícia é que ambas as teorias favorecem a coisa fundamental em qualquer novo hábito ou aprendizado, inclusive através da leitura: a ação.


Junior Portare é professor de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Palestrante e empresário. Fala para aproximadamente 12.000 por ano em empresas, associações, igrejas e universidades de todo o país.
Autor do best-seller “Dinheiro dá em Árvore” o palestrante é constantemente convidado para entrevistas TV’s, rádios, internet e outros meios.  -    www.JuniorPortare.com.br

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Parabéns Marília. Ficou muito bacana!
    Tenha um Excelente Natal e um Grande 2013.
    Bjo
    Jr


Escreva sua resposta

Sem trackbacks