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4fev/141

Guru de Vendas. Por que Todo Vendedor Deveria Ter Um.

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Em 202 antes do nascimento de Jesus Cristo, Cipião, um jovem general Romano derrotou seu próprio guru,  o grande general estrategista Cartaginês  Aníbal. Aníbal, havia vencido as últimas batalhas contra a poderosa Roma e era praticamente invencível naquele período.

Um dia antes da histórica batalha de Zama, ambos se reuniram e foi quando Cipião confessou humilde e escancaradamente a Aníbal, tê-lo adotado como guru desde o início de sua carreira.

Nota: não me refiro ao termo “guru” no sentido da língua Sânscrita (umas das 23 línguas da Índia), como professor  ao sagrado ou, um “guia de almas” como diria Ed Renê Kivitz, um dos meus “gurus” – pois é, também tenho os meus.

Então chamemos de guru, os professores, mestres, em suas áreas de atuação. Combinados?

Mas, e como essa história de mais de 2000 anos pode me ajudar a ser um grande vendedor?

TENDO UM GURU, VOCÊ TEM UMA REFERÊNCIA

Alguém que já realizou. Fez algo de significado. isso te ajudará a não ter que reinventar a roda. Como sempre digo em minhas palestras de vendas, se a estrada está pavimentada, porque andar por trilhas?

TER UM GURU TE AJUDA A CRIAR SEU PRÓPRIO MODELO DE VENDEDOR
Ou melhorá-lo caso você já tenha o seu pronto. Essa referência nos ajuda também, a comparar o nosso com outros modelo e podermos tirar conclusões sobre como seguir em frente.

GURUS PRECISAM ESTAR ATUALIZADOS
Isso é bom. Eles trabalham por nós. Essa é outra vantagem em adotarmos “gurus”, eles necessitam estar sempre atualizados e claro, nós pegamos carona nesse conhecimento quando seguimos alguém como referência e claro, ganhamos tempo.

FILTRE SEU “GURU”
Nem tudo que “gurus” dizem é verdade para você. Elimine o que achar que não se adapta à você ou que nada tem a ver com seu setor de mercado, por exemplo.

COPIE UM GURU
Principalmente, se você é iniciante em vendas. Claro, em breve, você criará seu próprio modelo e se distanciará da cópia. Não tem mal algum copiar alguém no começo de carreira. Você só não pode ser uma cópia a vida toda. Vale muito a pena ter um guru de vendas.

AS VEZES, O MELHOR “GURU” É O “GURU” CASEIRO
Um excelente “guru” pode ser caseiro. Descubra quem é o destaque de vendas de sua empresa ou seu departamento.  Observe seu comportamento e suas ações e as pratique.  Já fiz isso algumas vezes e deu certo.

COMO SE TORNAR O “GURU” DO SEU SETOR
Faça a seguinte pergunta aos seus clientes: fulano (a), por favor, quando você pensa num excelente vendedor, qual nome lhe à cabeça imediatamente? certamente, ele dirá rapidamente um ou ou dois nomes do seu mercado.  Caso seu cliente, demore um pouco para responder e disse seu nome, desconfie, vai que ele é seu amigo… Agradeça o elogio e peça para que mencione um segundo e terceiro nome. Pronto, já saber que são “os caras” do seu setor.

NUNCA É TARDE PARA TER UM GURU
Me arrependo por  não ter tido humildade, autocrítica e maturidade suficientes antes. Deveria ter eleitos os meus bem no começo de minha carreira. Seguramente, teria avançado mais rapidamente em vários pontos.

HOMENAGEM AOS GURUS
Na área de vendas Zig Ziglar, Joe Girard, Miguel Feres e Gilmar da Ford. Na área espiritual, apenas um, Jesus Cristo. Como pregador, Ed Renê Kivitz. Dentre os palestrantes, Mario Persona e Rodrigo Cardoso. Em finanças, Gustavo Cerbasi. Em Marketing digital, Conrado Adolpho. Quando crescer, vou querer ser que nem eles.

É BOM SABER
Apenas para conhecimento: Cipião entrou para história como o brilhante general a vencer o grande Aníbal e ajudar Roma a tornar-se o maior império da terra, naqueles tempos.

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Uma frase, nos diz o quão sábio Cipião se tornou: “Ao inimigo não somente deve-se dar a estrada para fugir, como até a construir”.

Já Aníbal é mencionado por historiadores modernos como o Napoleão daquela época.

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Aproveite para ler as 5 coisas que você precisa fazer para se tornar uma referência em seu setor.

Tomara que faça bom proveito deste artigo.
Boa$ Venda$!

Professor Portare é palestrante, empresário e vendedor.
Leciona nos cursos de pós-graduação da FGV – Fundação Getúlio Vargas e fala para aproximadamente 12.000 por ano em empresas de todo o Brasil através de suas palestras e treinamentos em empresas, universidades e associações.
Portare é autor do best-sellers “Dinheiro dá em Árvore”.

Fonte : http://comovenderbem.com.br/guru-de-vendas/

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Adorei o texto. e tambem da frase: Ao inimigo não somente deve-se dar a estrada para fugir, como até a construir”. obrigada


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