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2fev/110

O Balconista e as vendas da empresa

Balconista: a loja começa e termina nele.

O Brasil tem um exército de milhares de ! Eles são a porta de entrada de todas as vendas de qualquer indústria e não é diferente no nosso segmento de papelaria, informática e cine-foto.

Desde que existe comércio existe a profissão balconista. Os balconistas estão em todos os ramos. O balconista pode ser considerado um relações públicas entre a empresa e o cliente. Ele representa os dois lados. Sua capacidade de ouvir e fazer as perguntas certas é ponto central para atender bem o cliente.

É o balconista quem irá informar o dono da loja sobre quais produtos e serviços são mais vendidos e vendáveis, os que o consumidor pede como novidade ou não, a percepção do cliente quanto ao preço do produto ou serviço oferecido, a ocorrência de problemas numa venda mal sucedida, a qualidade dos produtos e serviços, a limpeza do ponto de venda, material de divulgação e controle de estoque. Tudo isso executado com profissionalismo e seriedade faz do balconista o profissional-chave no negócio.

Renove conhecimento e simpatia – Algo que não pode faltar a nenhum vendedor são palestras de vendas e programas de treinamento e reciclagem, normalmente promovidos pelo dono do ponto comercial. São uma injeção de ânimo no desenvolvimento profissional de balcão.

O que preocupa os lojistas?
Falta de qualificação na equipe. Grande rotatividade de funcionários. Passividade no balcão.

O que o lojista deseja?
Vendedor pró-ativo, que gosta de interagir, vender e atender bem.

O que atormenta os balconistas?
Faltam treinamento e reconhecimento (motivação ou comissão).

O que o balconista quer?
Ganhar mais, estudar mais e melhorar de vida.

O palestrante Portare acrescenta que existem três tipos de estabelecimentos comerciais: o que cresce, o que estagnou e o que vende cada vez menos e irão desaparecer.  Assim como existem os estabelecimentos que treinam sempre seu pessoal, os que treinam pouco e os que não sabem o que são palestras e treinamentos de vendas.

fonte: Revista Fox


Junior Portare é palestrante de vendas, motivação, qualidade de vida, finanças pessoais e mais temas.

É  professor de cursos de pós-graduação. (não necessariamente nessa ordem).

E autor do best-seller "Dinheiro dá em Árvore".

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