BLOG GERANDO DEMANDA
4fev/110

Os 3 passos para ser bem-sucedido, segundo John Maxwell

São quase 60 livros que venderam mais de 13 milhões de cópias, além de palestras e sites que o qualificam como um dos maiores especialistas em Motivação e Liderança da atualidade. John C. Maxwell é autor de diversos livros, entre eles Vencendo com as Pessoas – 25 princípios para alcançar o sucesso por meio dos relacionamentos. Segundo Maxwell, que esteve recentemente no Brasil, todo esse material está ligado diretamente ao sucesso.

Do que é feito o sucesso
A definição de sucesso varia de pessoa para pessoa. Para alguns, é casar e ter uma família. Para outros, é ganhar milhões de reais em um ano e dirigir carros esporte. Para alguns, resume-se a um resultado positivo de uma pescaria. No entanto, não varia apenas de pessoa para pessoa. Você, com certeza, teve várias definições sobre ele durante a vida – houve épocas em que seu êxito se media pelo boletim escolar, pelo primeiro beijo e assim por diante. Maxwell diz que não importa o que uma pessoa considera como sucesso, ele sempre será feito de três coisas:

1. Conhecer seu propósito na vida
Maxwell diz que todas as pessoas têm dois dias muito felizes em suas vidas: o dia em que se nasce e o que se entende o porquê. Para descobrir seu caminho, ou seja, seu porquê, há duas possibilidades. A primeira opção que Maxwell afirma estar, em média, 80% certa é o caminho da paixão – fazer o que você realmente gosta. Encontrar a tarefa que faz você se doar por inteiro, fazer o trabalho bem-feito e nem sentir o tempo passar. "Não existem pessoas com muita energia, existe gente com muita paixão", ensina o autor.
Agora, se a paixão dá resultados tão bons, por que é um caminho apenas 80% certo para quem quer descobrir seu propósito na vida? Porque existem pessoas apaixonadas pelo que não fazem direito. Do contrário, não haveria tanta gente que se esforça, mas não faz sucesso, tantas empresas quebradas e tantos artistas que não conseguem vender suas obras. Você pode se apaixonar pelo que não tem perfil, talento ou jeito. Acontece.

O caminho 100% seguro é descobrir o que você faz bem – Então, o melhor cenário é gostar do que se faz bem e se desenvolver freqüentemente nessa área. É comum ouvirmos que precisamos melhorar nossos pontos fracos. Maxwell é contra isso: "Imagine uma escala de 1 a 10. Se você se esforçar muito, conseguirá melhorar sua nota em um determinado campo em no máximo 2 pontos. Então, se você é um líder nota 4, será um nota 6 – um líder na média. Quantas vezes você já convidou alguém para ir a um restaurante mediano, que serve uma comida mais ou menos e tem um atendimento que não é bom nem ruim? Se você for um vendedor nota 7, já está acima da média e pode se tornar um vendedor nota 9 – um campeão absoluto que é disputado pelas empresas". O primeiro segredo do sucesso é fazer o que você faz bem e se desenvolver nisso.

2. Sucesso é crescer para o máximo de seu potencial
Crescer e conquistar coisas na vida não são processos automáticos. Você não acorda um dia e se transforma no melhor de sua empresa em determinado aspecto, mesmo que seja apaixonado por isso.
"Quando me perguntam sobre o segredo de meu sucesso, digo que ele é determinado pela minha agenda diária", ou seja, o que realiza diariamente aproxima ou distancia você do que definiu como sucesso. Quanto da sua agenda diária é pautado pelo que faz você ganhar dinheiro, e isso está integrado com o que faz bem?
Maxwell diz que não basta tomar uma decisão. Decisões todo mundo toma, não é nada demais. Você precisa gerenciar a decisão e fazer algo, todos os dias, a respeito dela. Poucos fazem isso, e os que fazem conseguem atingir suas metas e sua idéia de sucesso.

3. Sucesso é influência
Para Maxwell, influenciar não é manipular. O que ele prega significa fazer algo tão bem e estar tão integrado com sua tarefa que você adiciona valor a outras pessoas, por exemplo: um faxineiro, ao realizar seu trabalho muito bem, adiciona valor a um vendedor através de um escritório ou loja impecavelmente limpos e arrumados.
O verdadeiro sucesso não fica contido em uma pessoa, ele se espalha, tornando a vida daqueles ao seu redor melhor e mais fácil. Assim, você ajuda os outros a alcançar o que eles próprios definem como uma vida feliz, um objetivo alcançado ou um sonho. O segredo do sucesso está em espalhá-lo.

Para saber mais:
Livro: Vencendo com as Pessoas – 25 princípios para alcançar o sucesso por meio dos relacionamentos
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson Brasil

http://www.motivaonline.com.br/artigo/43635-os-3-passos-para-ser-bem-sucedido-segundo-john-maxwell.html

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Escreva sua resposta

Sem trackbacks