BLOG GERANDO DEMANDA
2fev/110

Renove sempre sua Empresa

Períodos como Natal, Volta às aulas, Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados, geram um grande número de contratações temporárias de vendedores e promotores nas lojas de varejo.

E depois, o que fazer com a mão-de-obra temporária, contratada para esses períodos?

Antes de dispensar todos os temporários, perceba que muitas vezes podem existir funcionários que já fazem parte da sua equipe há algum tempo, porém nada mais acrescentam à empresa.

É comum observar nesses períodos, que muitos temporários dão mais valor ao trabalho e à empresa, que alguns funcionários efetivados, às vezes com muito tempo de casa, o que todo empresário espera de toda sua equipe.

Existem empresas com funcionários efetivados e muito tempo de casa, porém acomodados e insatisfeitos. São pessoas que não querem acompanhar as mudanças e o crescimento da empresa, além de não valorizam o fato de estarem empregados, ou seja, são como “maçãs podres” no quadro de funcionários.

Atitudes desagregadoras geram grande influência no comportamento de uma equipe, além disso, é praticamente impossível reverter uma “maçã podre”, pois só conseguimos gerar mudanças no comportamento de pessoas comprometidas.

Tudo começa na degradação do ambiente de trabalho, gerando conseqüências como queda nas vendas, reclamações, perda de clientes e pedidos de demissão de muitos que lutam pela empresa.

Selecione seus funcionários pelo desempenho, potencial de evolução e pela sua dedicação às suas responsabilidades e tarefas.

Tenha também muito critério nas promoções para cargos de Liderança, pois nem sempre um bom vendedor terá condições de assumir uma equipe de vendas.

Nunca radicalize ao definir os perfis para admissão de funcionários, exigindo pessoas somente com experiência, limitando por sexo, padrão social, religião, local de moradia, raça ou idade.

Crie um modelo de Avaliação de Desempenho e prepare também um modelo para processo seletivo, com entrevistas realizadas por pelo menos 2 pessoas, formulários padronizados para a avaliação, teste de conhecimentos gerais com direcionamento para a função, etc.

Relaciono abaixo algumas atitudes de um funcionário comprometido com o crescimento da sua empresa:

  • realiza os atendimentos aos clientes sempre com satisfação e está sempre de bom humor;
  • é sempre pontual nos horários de chegada, saída, lanche e almoço;
  • cumpre suas tarefas no tempo certo, evoluindo sempre na qualidade;
  • no atendimento ao cliente, procura sempre criar a venda adicional;
  • procura estar sempre bem informado sobre os produtos e se atualiza nos estudos;
  • se preocupa com o estoque e com o Merchandising, ou seja, com a exposição adequada, a reposição e a disponibilidade de produtos;
  • respeita a hierarquia e tem sempre iniciativa para unir e colaborar com a equipe;
  • está sempre pronto para novas tarefas e valoriza o emprego que tem;
  • é sempre imparcial nas intrigas e “fofocas”.

Muito sucesso e muitas vendas!!!

Fábio Nemer
Ministra palestras e treinamentos empresariais
www.fabionemer.com.br

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