BLOG GERANDO DEMANDA
5dez/120

Vai viajar?

Enfim, estão próximas as tão esperadas  férias e a oportunidade para muitos de passear. Para que este período de descanso e  alegria não vire uma  frustração, confira as orientações abaixo.

Fique atento para não sair no prejuízo com voos atrasados, malas extraviadas ou pacotes não cumpridos

O Procon e as agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e Transportes Terrestres (ANTT) relacionaram os principais direitos do turista em todos os tipos de viagem, desde a contratação do serviço até o cancelamento da passagem. (www.anac.gov.br | www.procon.sp.gov.br | www.antt.gov.br)

 

Agência

Não jogue fora os folders. O material é parte do contrato, e as informações têm de ser cumpridas.  Nunca assine documento em branco. O site do Procon tem a lista das agências com mais reclamações.

 

Pacote

A oferta deve conter informações claras e precisas, como valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, traslados, refeições, guias, número de dias e despesas do cliente.

Cancelamento

Se cancelar a viagem, a agência deve restituir os valores pagos e indenizar eventuais prejuízos financeiros e danos morais. Caso o cancelamento seja feito pelo consumidor, ele deve avisar com antecedência e pagar multa, cujo valor varia conforme o prazo da desistência em relação à data da partida.

Avião

Ao fazer a reserva, registre o nome do atendente e o código localizador. Confi ra data, hora e validade do bilhete, local de embarque e número do voo. O consumidor tem até sete dias para desistir de compras por telefone ou pela internet.

Voo atrasado

O passageiro tem direito à assistência para comunicação, alimentação, acomodação e transporte. Se a esperar mais de quatro horas, o cliente tem as opções de hospedagem ou reembolso.

Ônibus

Preste atenção no estado de conservação do ônibus antes do embarque. Em caso de veículo deteriorado, anote o número de registro e guarde o canhoto da passagem para ser usado como comprovante. Fotografi as também podem ser arquivadas como prova.

 

Navio

Tudo o que for oferecido pela agência deve ser registrado em contrato com identificação das partes envolvidas. Este documento precisa conter informações quanto a eventuais cancelamentos.

 

 

Fonte : Jornal do consumidor  Informativo Semanal da Pref. Municipal de SJCampos Ano 20 nº 865 –capa  www.sjc.sp.gov.br

 

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Escreva sua resposta

Sem trackbacks